Advogado, consultor, parecerista e expert na Reforma Tributária do Brasil (EC 132/2023 e LC 214/2025), o Prof; Eurico Marcos Diniz de Santi atua há mais de 30 anos na área tributária, aliando expertise e competência técnica para a propositura de soluções inovadoras. Com base em sua vasta experiência, o Prof. Eurico Marcos Diniz de Santi fundou nosso escritório, o primeiro do Brasil a eleger o Direito & Desenvolvimento como foco de atuação. Nosso desafio é compreender o problema em toda sua complexidade para construir soluções positivas para o funcionamento e operacionalização do direito, aplicando Teoria do Direito, Lógica, Economia e pesquisa empírica na solução de problemas práticos.
No lugar da tradicional análise parcial e compartimentalizada do Direito, nosso time explora a interdisciplinaridade e a visão estratégica de cada demanda para construção da arquitetura jurídica capaz de enfrentar os desafios institucionais que se apresentam. Acreditamos no fortalecimento das instituições e trabalhamos em prol da legalidade, da transparência, da equidade, da simplicidade, da coerência e da segurança jurídica.
Nosso olhar busca uma perspectiva neutra e externa da demanda, a fim de destacar e sistematizar os argumentos das partes presentes no jogo do contraditório, de forma a identificar a existência de falácias lógicas, nas quatro esferas que sintetizam os problemas jurídicos: lacunas normativas (ausência de norma ou legalidade), lacunas de reconhecimento (problemas semânticos que geram equivocidade argumentativa), lacunas de conhecimento (ausência de prova e falta de motivação dos atos normativos) e lacunas axiológicas (problemas valorativos que desafiam a legalidade).
Mediante diálogo aberto, contínuo e aprofundado com os advogados do caso, indispensáveis para construção da melhor estratégia e solução da demanda, buscamos explorar e complementar os argumento de Direito concebendo novas perspectivas para solução institucional apresentada, de forma a facilitar a compreensão e oferecer o conforto necessário para tomada de decisão do julgador.
Atuamos mergulhados no caso concreto, utilizamos linguagem direta e objetiva. Dispensamos longas narrativas, lições abstratas de direito, doutrinas amplamente conhecidas e repetição de conteúdo. Não utilizamos o argumento de autoridade, mas sim a autoridade do argumento.
Sempre que possível, utilizamos instrumentos visuais: tabelas, gráficos, ilustrações, fluxogramas e demais recursos disponíveis para elucidar e descomplicar a questão. Entregamos inovação com simplicidade, sem prejuízo da complexidade envolvida: “a simplicidade é a maior das sofisticações”.